quinta-feira, 21 de março de 2019

PEDAIS NACIONAIS/ ANTIGOS/ VINTAGE/ RAROS




Olá! Pros desinformados, me mudei pra SP no final de 2017. Dei uma parada aqui no blog, mas pretendo voltar a postar com mais frequência.

Estou começando uma coleção de pedais nacionais, principalmente dos anos 70 e 80 e me empolguei! Sound, Vetron, Giannini, Chorus, Lang, Bautner, Oliver, Metaline... etc.

São tantos, mas o que mais me chamam a atenção (sou suspeito) são os da Giannini!



PARTE I


Vamos começar pelos poucos exemplares que adquiri (e de amigos) da GIANNINI, década de 70.
Todos funcionando! Depois vou completando aqui.

1- Big Fuzz (silício):


 2- Super Phase Shifter:

3- Phase Shifter:

 4- Octave Multiplexer:

5- Envelope Follower:



6- Super Fuzz:





7- Analog Delay:


OBS.: O Big Fuzz e o Flanger não estão no catálogo da Giannini.

8- Equalizador:

9- Super Envelope Follower:


10- Flanger:

11- Compressor Sustainer:
OBS.: O Flanger e Compressor Sustainer não estão no catálogo de 1978 no site da Giannini.

Além do Flanger e Compressor, existe também o Analog Delay com Chorus:


Fundo dos pedais da Giannini com aviso para remoção dos parafusos laterais da caixa e conexão de uma bateria 9v ou fonte externa para funcioanamento do mesmo:

Circuito interno/ placa do Super Fuzz de Felipe Ballarin.
Equalizador de Gabriel Assunção.

Atualmente a Giannini fabrica os pedais da linha Axcess. Pedais bem baratos e simples.



UM DESTAQUE MAIS QUE ESPECIAL PRA ESSE EXEMPLAR QUE ME PARECE ÚNICO:
GIANNINI FUZZ TONE (Germânio). Foto tirada por Adiel Ricci.
Repare no knob que também foi usado nos amplificadores "Tremendão SL":
Pelo que me foi dito, é um clone do Fuzz Face, porém com aparência do Tone Bender da Vox.



Coleção maravilhosa de Alex Frias:



PARTE II


De acordo com o blog "Minha Guitarra de Cedro", do meu grande colega Gabriel Longhitano, os pedais da SOUND foram fabricados entreJulho de1968 e Dezembro de 1989. Continuam atuando no mercado como Malagoli, com o foco na fabricação de captadores. 

Confira mais sobre a marca no link, além de outras postagens bem interessantes: https://minhaguitarradecedro.blogspot.com/2015/11/um-pouco-de-historia-da-sound-malagoli.html).


Tenho muitos pedais aqui pra mostrar, principalmente os "Ua Uo", com distorção, fuzz, sirene, repetidor e etc.
Comecemos com esse exemplar ultra raro e em belo estado do "Devils´ Fuzz" do bro
Fernando L´amounier, em Brasília:

 O clássico SOUND ES-1:

SOUND ES-2:

SOUND ES-3:

SOUND ES-4:

Esse é bem raro:

Foto do circuito impecável do Es-1:



 Coleção do próprio Fernando, incluindo dois Gianninis que agora me pertecem (ha-ha): 

Abaixo o SOUND II, o qual limpei com COCA-COLA! Acreditem!
Depois de desmontá-lo todo, é claro:

Detalhe do adesivo no fundo alertando pra não deixar o cabo conectado no INPUT ou esgotaria o bateria de 9v. Detalhe que a maioria desses pedais, não tinham LED nem entrada pra fonte de 9v. 

Caixa/ case que acompanhava o pedal SOUND II: 

Outro modelo do "Sound II":

Sound III:

Mais um pedal da Sound "Ua Uo Distorcão":

Detalhe do SOUND I:

Detalhe do SOUND II:


Pra finalizar a segunda parte desse post, os útlimos pedais fabricados pela marca (2002) e são encontrados por preços acessíveis. Cheguei a ver novo por R$330,00 não tem muito tempo:






PARTE III:


Pra quem não sabe, existaram no Brasil duas grandes fábricas de pedais nos ANOS 80. Uma chamada "CHORUS" e a outra "VETRON".
Abaixo fotos de alguns pedais das marcas citadas que estão no acervo de Marcel Bellen da loja VINTAGE RS, lá em Porto Alegre. Já fizemos alguns negócios, recomendo!
Pedais "CHORUS




Caixa com os modelos de pedais da marca Chorus.

  Pedais "VETRON"

 Abaixo fotos de alguns pedais da minha coleção. Quem quiser me acompanhar nas redes sociais: Rogério Gagliano e também Trovato Vintage.

Mais alguns pedais "VETRON" da minha coleção.
Agradeço ao bro Lilo Medeiros.

Além dos acima citados, existem diversas outras marcas.

Uma que certamente não era tão grande, pois é bem raro ver um pedal por aí, também dos anos 80 é a "BAUTNER"!
Encontrei esse Heavy Metal e adquiri pelo Mercado Livre por R$120,00 + frete.

Bautner Phaser (foto do Google imagens):

Bautner Heavy Metal/ Phaser ultra-raro:


Foto de um catálogo da Batuner, enviada por Marcos Gartner, que viu o post e se animou tanto quanto eu. Segundo ele a empresa foi fundada em 1984.

"Os pedais eram comercializados por aproximadamente  150 lojas  no Brasil, e tambem por dois grandes magazines da época : Mesbla e Mappin que faziam grandes pedidos." - Marcos Gartner


Casas Mappin: 

"As crises economicas 88, 89 e 90, abertura das importações e plano Collor decretaram o fim  das pequenas empresas do ramo" - Marcos Gartner


A "LANG" fabricava pedais de Delay, Phaser (não vi muitos outros por aí).
Esse meu exemplar foi uma supresa. Um echo/ delay maravilhoso analógico.
LANG Modelo L10:

Mais um delay da LANG, que achei no Mercado Livre. Esse um pouco menor.
Modelo E2 Delay Line:

Só conheço esses 3 exemplares. O último, LSE-11 Phase Shifter:



Alguns pedais da marca "OLIVER". Empresa que posteriormente foi comprada pela "BOSS".
Fotos encontradas no Google. Esses são mais fáceis de encontrar a venda por aí:

NOVAS FOTOS DA COLEÇÃO DE MÁRIO AMORIM:














Recomendo a leitura nesse link, sobre pedais Oliver e Chorus: 
https://rrmusicinstrumentos.blogspot.com/2019/03/brasileiros-notaveis-os-pedais-oliver-e.html



Alguns pedais Vetron e "METALINE":

Atualização 29/03/2020. Pedais raros:

Interlude:


ATUALIZAÇÃO: 
Alguns pedais da marca Black Snake. Coleção de Rodrigo Deffilipo 




Pedal Dynavox PsychTone
https://youtu.be/nDo2Pnbs9FM?si=h-5BQSWdbMyXHhEu






FIM?

A maioria desses pedais na minha opinião estão aprovadíssimos pra uso. A lenda que rola por aí é que esses pedais não prestam. "Comecei com um Vetron, de plástico, ninguém queria aquela merda!", dentre outros relatos, foi o que sempre escutei, até ter real interesse e acesso. 
Por isso fiz esse post e alerto que quando em boas condições e não muito modificados, essa turminha pode render muito bem e até melhor que a maioria dos pedais de marca e/ ou gringos. O Gianini Phaser, por exemplo, tá no meu set e não expirimentei ainda nada melhor. 
Acho que muito desse preconceito deve-se principalmente à falta de experiência, maturidade e bons equipamentos (na época e agora). Cabeamento, aterramento, equalização, afinação, etc também fazem uma boa diferença.


Não possuo maiores informações. O que eu for tendo acesso, continuarei postando aqui.
Quem tiver mais fotos, vídeos e informações, pode me mandar por e-mail: rogerio.gagliano@gmail.com ou Facebook.

Pretendo ir postando mais vídeos no YouTube, pois os registros são bem escassos.









16 comentários:

  1. Olá Rogério.
    Parabéns pela iniciativa. É muito importante resgatar um pouco da história de nossa indústria musical principalmente em uma época em que as dificuldades eram imensas, mas mesmo assim se conseguia fabricar equipamentos de boa qualidade.
    Gostaria de dar uma pequena contribuição, te enviando um arquivo do catálogo dos pedais Bautner, fabricados entre 1985 a 1990. ( me informe por gentileza um email, por exemplo, para que possa enviar )
    Abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito Obrigado Marcos!!! Acabei de olhar o e-mail!! Vou postar imediatamente!! :)

      Excluir
  2. Amigo, tive um Phase Shifter da Lang, idêntico a esse da foto. Perdi esse pedal em um bar onde eu tocava aqui em Porto Alegre, lá por 2004. Lamentei muito na época, pq ele já era bem raro. Dificilmente vou poder tocar num desses novamente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique de olho no OLX e ML que as vezes aparece, amigo. Adquiri dois de delay por essas vias. Boa sorte!

      Excluir
  3. Boa noite. O Giannini Fuzz Tone da foto pertence a mim, eu mesmo fiz aquela foto. Caso queira mais detalhes, entre em contato. Também tenho um Lang Echo dos primeiros, em perfeito estado, assim como alguns pedais Sound, e Chorus, e mais um Giannini Envelope Follower. Parabéns pela compilação!

    ResponderExcluir
  4. Olá. eu tenho um pedal Lang Modelo E2 Delay Line, voce poderia me informar o valor de mercado dele hoje em dia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá! Também tenho esse pedal. Nunca ouvi o som de outro desse modelo pra comparar ou até pra saber se o meu tá funcionando certinho.
      Poderia mandar um som do seu pedal?

      Excluir
  5. Conheci a proprietaria da INTERLUDE,sra Adélia nos primórdios dos anos 80 ,em sua loja na Cardeal Arcoverde,não me lembro,mais talvez eu ainda tenha um catálogo da loja.parabéns pelo seu trabalho e dedicação.

    ResponderExcluir
  6. É muito prazeroso ler e vislumbrar os conteúdos desse blog! Show!

    ResponderExcluir
  7. É muito prazeroso ler e vislumbrar os conteúdos desse blog! Show!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite! Parabéns pela iniciativa!!! Excelente! Tenho um pedal metal tone da interlude, procuro o esquema dele ou foto do circuito, se alguém puder me ajudar,guardo este pedal por 31 anos.

    ResponderExcluir
  9. Matéria esplêndida, Rogério!!! Começamos com um distortion da Oliver... Mas tenho absurdo interesse nessas "velharias". Grande! Abs

    ResponderExcluir
  10. olá Rogério, poderia informar quais transístores eram usados no super fuzz Giannini.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns. Apenas uma correção. A Oliver não foi comprada pela Boss. A Oliver nasceu de uma "join venturi" com a Minami (que fazia órgãos. A Oliver tinha produtos licenciados pela Roland para o mercado brasileiro.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Rogério...tudo bem .tenho 1 analog dalay gianini bnd1 tem interesse?

    ResponderExcluir
  13. Ola. Tenho um bautner distortion. Tem interesse?

    ResponderExcluir